(12) 98855-5999
espacomencor@gmail.com
Facebook
YouTube
Instagram
  • Grupo Mencor
    • O Grupo
    • Pré Agendamento de Consulta
  • Clínica
    • Psicologia
    • Terapia Ocupacional
    • Coaching
  • Atendimento no Exterior
  • Organizacional
  • Educacional
  • Blog
  • Fale Conosco

Blog

Dicas para inclusão do aluno com deficiência visual

15/08/2017mencor

Quando falamos de inclusão, precisamos pensar no modo como cada pessoa entende sobre o que seja inclusão em si. Contudo, o modo como as pessoas entendem o assunto nem sempre retrata o que de fato é ou ao menos deveria ser.

A inclusão perpassa nossos valores e nossas crenças. Muitas vezes nossos conceitos e pontos de vistas estão muito cristalizados, nos impedindo de ver além e nos levando a cometer equívocos diante das necessidades educacionais de um aluno com deficiência.

Cada professor irá partir da sua visão de mundo alicerçada na base de valores e crenças que carrega. Isso irá influenciar o modo como ele vê a sociedade, a educação, o ensino, os alunos, o seu papel como professor, o seu compromisso e a sua relação com os alunos com deficiência.

Esses valores irão influenciar as ações desenvolvidas e guiará a sua prática profissional. E, para ajudar os professores na inclusão do aluno com deficiência visual seguem algumas dicas valiosas e que podem ajudar na prática em sala de aula e facilitar a inclusão.

  • Fale e ensine de forma clara;
  • Esteja disposto a ouvir o que seu aluno com deficiência visual tem a dizer e esteja aberto a modificações em sua prática cotidiana como: autorizar a gravação de aulas, ampliar textos, escrever com letra maior e mais espaçada na lousa ou disponibilizar provas orais;
  • Mantenha contato com o professor da sala de recursos encaminhando material para que ele possa construir gráficos e figuras em alto relevo;
  • Evite subestimar a inteligência do seu aluno com deficiência visual, diminuindo a quantidade de exercícios, não cobrando dele as tarefas ou sua participação na aula e nos projetos. Isso poderá causar um desconforto para o aluno com deficiência visual e fará com os demais alunos creiam que existe um favoritismo. O que não é legal! Lembre-se o raciocínio é o mesmo, igual aos demais alunos;
  • Solicite com antecedência a impressão de material em Braile. Seu aluno tem esse direito garantido!
  • Procure não achar ruim ou se assustar com o barulho da máquina braille;
  • Lembre-se: A bengala longa deve ficar ao lado do aluno com deficiência visual. Se você tirar ela de perto, estará tirando sua autonomia e independência;
  • Alguns alunos com deficiência visual se habituaram a usar óculos escuros, pois mesmo sem a visão, podem ter fotosensibilidade ou por questões estéticas preferem usar e se sentem mais confortáveis. Não entenda como falta de educação. É uma necessidade!;
  • Converse abertamente sobre as limitações do aluno com deficiência visual, com ele e com os demais colegas professores a fim de favorecer o aprendizado;
  • Encoraje os colegas e esteja aberto também a ditar a matéria na lousa para que ele possa participar e assim você também ajudará no entrosamento e na cooperação mutua em sala de aula;
  • Sempre que for necessário falar de uma imagem, um objeto, procure descrever as características para melhor compreensão.
  • Ao mudar o layout da sala ou acrescentar algum móvel no ambiente, informe o aluno com deficiência, pois muitos deles constroem uma espécie de mapa mental e gravam a disposição dos mesmos em um determinado local para poderem se localizar, se locomoverem e administrar o ambiente com autonomia e independência.
  • Na dúvida, procure sempre ajuda!

Identificando as dificuldades que prejudicam o aprendizado, a diversidade é uma grande oportunidade de crescimento e aprendizagem para todos os envolvidos.

 

Patricia de Oliveira
Terapeuta Ocupacional – CREFITO 3/10356-TO
Consultora em Inclusão e Acessibilidade

 

: aluno com deficiência, baixa visão, cegueira, Deficiência Visual, educação inclusiva, inclusão

Gostou? Compartilhe na rede!

Posts Relacionados

Coaching em Inclusão: 9 sinais de que você precisa fazer!

21/06/2017mencor

Comente!

Leia também

  • É errado sentir raiva?
  • Por que eu deveria praticar autocompaixão?
  • Separe o que é do outro, e o que é seu
  • Como a pandemia afetou os relacionamentos?
  • Qual a relação entre auto conhecimento e relacionamentos?
  • Será que estamos ficando sem tempo?
  • O que a necessidade de aprovação tem a ver com a escolha de parceiros?
  • Como funciona a terapia on-line?
  • Transtorno de Ansiedade e Terapia Ocupacional
  • Dicas para inclusão do aluno com deficiência visual

O Espaço Mencor foi idealizado para a prestação de serviços que objetivam promover a qualidade de vida, a saúde e o bem estar pessoal por meio do equilíbrio do corpo e da mente através da atuação clínica, empresarial e emocional.

Facebook
YouTube
Instagram
Agende sua Consulta
Rua Duque de Caxias, 169, sala 102 - Ed. Santa Márcia - Centro - Taubaté
(12) 98855-5999
espacomencor@gmail.com